Pages

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Aumenta o clube dos milionários



Pese à crise internacional as listas de milionários aumentam dia a dia. Isto se deve ao fato de que as quatro nações que integram o denominado Grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) experimentam umas das taxas de crescimento mais altas com referências ao crescimento econômico, em oposição aos PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Spain, ou seja Espanha).

O Financial Times faz uma alusão pejorativa ao segundo grupo, os PIGS(porcos em inglês):
"Há oito anos, os porcos chegaram realmente a voar. Suas economias dispararam após a união à eurozona. Agora os porcos estão caindo de novo por terra".

De acordo com o Relatório Anual sobre a Riqueza no Mundo, elaborado pelas consultoras Merrill Lynch e Capgemini revela que o número de pessoas com ativos financeiros líquidos superiores a um milhão de dólares excluindo moradia e bens consumíveis aumentou 6% em 2007, até atingir os 10,1 milhões.


Na Índia o número de grandes acaudalados cresceu 23%, que conta com uma sólida bolsa de valores, na China o 20%, o gigante das manufaturas. Brasil com um 19%, o maior exportador de etanol; e Rússia 14%, rica em petróleo e gás natural, segue os primeiros de perto. Estes países estão-se unindo aos milionários de sempre: Estados Unidos (com o maior número de milionários), Suiça (com o maior número per capita) e América do Norte (por continente).

Só que um milhão de "verdinhas" já não é o que costumava ser. Graças à inflação global, seu valor na atualidade é só de 455 mil dos dólares de 1983.

Em 2007, os 10.1 milhões de milionários somavam um valor de 40.7 bilhões de dólares. Estes são os países com a maior quantidade de milionários per capita:

1. Suiça (2.7 % da população)
2. Emiratos Árabes Unidos (1.8 %)
3. Cingapura (1.7 %)
4. Noruega (1.3 %)
5. Japão (1.2 %)
6. Estados Unidos e Alemanha (1 %)

Nenhum comentário: