quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Pílula para prevenir o contágio do HIV
Por mais surpreendente que possa parecer, um grupo de cientistas norte-americanos estão experimentando com uma nova pílula para reduzir a propagação do HIV, o vírus que causa a AIDS. Batizada como Profilaxia de Pre-exposição, asseguram que tomada diariamente pelas pessoas sexualmente ativa, reduz o risco de contrair o vírus.
Pese a isto, temendo que o remédio crie um falso sentido de segurança, os cientistas dizem que as pessoas devem manter o cuidado e não abandonar os métodos de prevenção tradicionais.
Preferem que a pílula seja, junto com outros métodos profiláticos, um novo apoio na prevenção desta doença até que se desenvolva uma vacina efetiva contra o HIV.
A base da estratégia é oferecer um método preventivo antes da exposição a um agente infeccioso, algo similar ao que se faz contra a malária hoje em dia. A pessoa que viaja a uma zona onde a doença é endémica pelo geral recebe medicamentos antes e durante a viagem para prevenir a doença. Desta forma, os anti-corpos que evitam o contágio já estão na corrente sanguínea antes de que o indivíduo se exponha ao agente infeccioso.
Em teoria, é possível inibir a replicação do vírus a partir do momento em que entra ao organismo, este não seria capaz de estabelecer uma infecção permanente.
As provas já estão sendo realizadas, e é esperado que os resultados estejam disponíveis no próximo ano.
revoltado BBC
Marcadores:
noticias,
reportagens
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário