Pages

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Governo Corta Investimento e Aumenta Salários e Gastos Próprios


Apesar do otimismo demagogo dos novos governantes, a crise está aí e os efeitos estão em todos os jornais. O que me deixa de saco cheio, pra falar em português claro, é a cara de pau dos “nossos representantes”.

Em Brasília, “reajustaram” salários de quem já ganhava 10, 12, 14 mil reais.

Ainda em Brasília, reformaram os chamados apartamentos funcionais, com dinheiro público, óbvio, exigindo compra de mesas de madeira “x” ou “y” que custam muito mais do que deveriam.

Aqui em São Paulo, a Câmara Municipal gastou milhões para reformar o prédio, que concordo, carecia de consertos. Havia vazamentos, infiltrações e outros problemas. Até aí tudo bem. Agora, em plena contenção de gastos, anunciaram a construção de um novo edifício, no valor de R$ 20 milhões, porque o atual está com muitos problemas e não mais suporta a demanda da casa?!?:!?!

Mas, Cristo, o prédio atual não acabou de passar por uma reforma?

Em contrapartida, a mesma Câmara anuncia um corte de verbas da ordem de R$ 2 bilhões.

Moral da história: cortam-se investimentos e gasta-se com si próprios. Afinal, é muito melhor usar 20 milhões para os vereadores do que construir escola, hospital, contratar mais policiais e instalar mais câmeras de segurança. Claro, isso tudo é detalhe.

Ainda falando em demagogia, o presidente Lula disse para as pessoas consumirem “para ajudar a economia a manter o ritmo”. Ora, cara-pálida, e o governo o que faz para incentivar isso? Porque não pressiona o Banco Central a baixar os estratosféricos juros? Porquê no Brasil se paga mais de 10% ao mês de juros no cartão de crédito enquanto nos Estados Unidos essa taxa é de 8% AO ANO!?!?!

E porque o governo só ajuda as grandes empresas e os pequenos empreendedores que se danem?

O ministro da fazendo Guido Mantega estuda aumentar impostos de setores que estão menos expostos à crise. É sempre assim. Enquanto Petrobras, Vale, Bancos, conseguem facilmente um empréstimo no BNDES, os pequenos tem que se ferrar nos bancos privados, com juros absurdos. E o engraçado pra não dizer outra coisa, é que o BNDES foi criado para ajudar o desenvolvimento das empresas que teoricamente teriam dificuldades em conseguir capital para empreender.

Enfim, este é o país do contra. Contra nós, claro.

revoltado curiosando

Nenhum comentário: