Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os homens mais poderosos do mundo

A revista Forbes divulgou a sua lista de quem considera que são os 10 homens mais poderosos do mundo. Os critérios para definir os selecionados foram quatro: o número de pessoas que influem, a capacidade para projetar o poder para além de sua esfera imediata, o controle ou acesso a recursos, e como ativamente exercem esse poder.



10. Bill Gates. É o segundo homem mais rico do mundo e dono da Microsoft. 85% de usuários de computadores no planeta usam seus produtos. Hoje em dia Gates está amplamente comprometido com sua fundação Bill e Melinda Gates Foundation, que se dedica a melhorar a educação e lutar contra doenças como a malária, tuberculose e AIDS e buscar soluções para melhorar o planeta.



9. Abdullah bin Abdul Aziz al Saud. O rei da Arábia Saudita tem a maior reserva mundial de petróleo cru. Ganha mais de 200 bilhões de dólares ao ano e em seu território encontram-se dois dos principais lugares sagrados do Islã.

8. Michael T. Duke. Desde fevereiro de 2009, é o presidente e CEO da Wal-Mart, a maior varejista do mundo que emprega cerca de dois milhões em mais de 1.400 armazéns.


7. Rupert Murdoch. Diretor e principal acionista da News Corporation (que engloba os jornais The Sun e The Times; bem como os conglomerados de redes via satélite Fox e Sky). É proprietário dos estúdios de cinema 20th Century Fox desde 1986. Ademais, é dono do canal de notícias Fox. Murdoch também quer acabar com a Internet como conhecemos hoje: gratuita. Por isso, mesmo sabendo que não é correto o que vou dizer, mas não sinto culpa nenhuma de usar tudo que for pirata em relação as suas empresas.




6. Carlos Slim. É o homem mais rico do mundo. É dono da Telmex, empresa que controla 90% das linhas telefônicas fixas no México. Também, é proprietário da Telcel, que controla 90% da telefonia sem fio.


5. Sergey Brin e Larry Page. São os criadores do Google, o buscador mais conhecido e usado na internet, uma empresa que conta com infinidade de serviços como: Google Earth, Gmail, Google Talk entre outros.


4. Ben S. Bernanke. Atual presidente da reserva federal dos Estados Unidos. Supervisiona o crescimento em massa no balanço do Banco Central; tem um papel muito ativo no manejo da crise econômica nos Estados Unidos. Economistas asseguram que ele vem atuando apropriadamente para prevenir uma segunda "grande depressão".


3. Vladimir Putin. O Premiê russo desenvolveu uma política de aproximação a Europa, em especial com França e Alemanha. Foi muito criticado por seus ataques à liberdade de expressão e o pluralismo. Um dos casos mais ressonantes foi o da jornalista Anna Politkovskaya, autora de "A Rússia de Putin" e "O inferno da Chechênia", que declarou ter recebido ameaças de morte; até que em 7 de outubro de 2006 foi assassinada no elevador do edifício onde vivia, em Moscou. Ainda assim é venerado pelo povo russo por controlar o país com mãos de ferro e por manter os milionários do país sobre suas rédeas.



2. Hu Jintao. Presidente da republica popular da China. Durante seu mandato converteu a China na economia mais forte abaixo somente dos Estados Unidos ainda que os especialistas indicam que no próximo ano já será a principal economia do mundo. No entanto, é questionado pelas constantes repressões ao Tibet, à imprensa, por não aceitar as liberdades religiosas bem como não reconhecer a independência de Taiwan.



1. Barack Obama. É o atual presidente dos Estados Unidos, preside a economia mais dinâmica, conta com o exército mais numeroso. Seu arsenal nuclear é o mais extenso, já que conta com cinco mil ogivas nucleares. Foi reconhecido com o "Prêmio Nobel da Paz".

Brasileiros na lista nem pensar...

revoltado

Nenhum comentário: