Pages

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

HIV positivos poderão usar chip para que governo os vigie


Pensei que os direitos humanos estavam no fundo do poço quando a Inglaterra cogitou colocar chips no corpo de presos . Mas esta é ótima.

Na província de Papua, na Indonésia, o número de infectados com o HIV/AIDS por grupo de 100 mil habitantes é quase 20 vezes maior do que no resto do país. A doença está se espalhando rapidamente entre prostitutas e donas de casa. Alguns rituais que envolvem troca de casais e a má educação sobre o assunto também ajudam neste número preocupante.

Para resolver o problema, o parlamento local teve uma idéia brilhante. Instalar chips com a tecnologia RFID (clique aqui para conhecer) nas pessoas HIV positivas para que elas possam ser monitoradas.

Inicialmente os chips seriam instalados em pessoas que aparentem ser sexualmente ativas. John Manangsang, um dos apoiadores da lei explica que "é uma tecnologia simples. Um sinal do microship vai seguir todos os movimentos e isso vai ser recebido pelas autoridades de monitoramento." Se esta pessoa for pega infectando uma outra saudável, punições serão aplicadas. Mas estas não foram especificadas.

Se o indivíduo já não tem direitos a ponto de ser obrigado a usar um chip, imagine o tipo de punição que será aplicada.

Esta maravilha de lei, que inclusive serve de exemplo para o mundo (sim, estou sendo sarcástico), será votado até o fim de novembro. Eu só tenho esperança de que este tipo de coisa não vai cair aqui no Brasil porque os políticos dependem muito da opinião pública.

Nenhum comentário: