Pages

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Capitalismo selvagem


2:24 da manhã, o negão da foto, Barack Obama, é eleito o quadragésimo quarto presidente da maior nação do mundo. Nós até tínhamos preparado uma biografia sobre "o cara" que nunca deixou se abater frente a grandes desafios... comecei a escrever algumas linhas sobre o polêmico príncipe negro "coisaruim" Malcolm X... recordei do vaticínio do espetacular ser humano, honrado sobretudo, Martin Luther King..

Mas ao lembrar das crianças famintas com ossos expostos sob a pele, moscas sobre as feridas;

- ao pensar em gente sem futuro, pobre e faminta que aparece no maldito jornal nacional;

- ao pensar sobre desgraças como o vulture;

- ao lembrar as imagens da miséria que comovem e criam plataformas de votos, ONGS, entidades e movimentos sociais que só favorecem a redis... me senti totalemente impotente, ou melhor, me senti um grande e gozado (no pior sentido) palhaço gozado.

Vou explicar o porquê. Estou com isso entalado a dias na garganta e acho que muitos também estão ou ainda hão de ficar...

Estudiosos apontam que quarenta e poucos bilhões de dólares resolveriam o problema da fome do mundo. Negrinhos, loirinhas, amarelinhos... todos bonitinhos alegrinhos de barriga cheia.

Este número vem sendo apontado há anos, mas no entanto nenhum político (FDP que são) se preocupou com o assunto; ninguém se sensibilizou com o discurso do Bono ou da Angelina. Os malditos burocratas dão prêmios a humanistas mas desconhecem o princípio do voluntariado.

E foi assim que estes malditos líderes burocratas das potências mundiais tiraram, repentinamente, do bolso quase 3 trilhões de dólares (1,65 tri na europa e 700 bi nos EUA) para tirar da miséria quem nunca esteve nela.

100% dos barrigudinhos do mundo estariam agora plenamente satisfeitos com pouco mais de 10% dos valores destinados a recuperar instituições que sempre primaram unicamente pelo lucro fácil, pela especulação. Sinceramente, me sinto enojado... e triste por saber que não será este o presidente a resolver esta... esta... sei lá que nome dar a esta filhadaputice.

Nenhum comentário: