Pages

domingo, 7 de setembro de 2008

Lula diz ser contra proibições ao cigarro


Fumando cigarrilha durante uma entrevista concedida no Palácio do Planalto, Lula afirma que “na minha [sala], sou eu que mando“.

“Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado.” Essa foi a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser indagado qual a sua opinião sobre o projeto federal que proíbe o fumo em lugares fechados, a exemplo do que foi proposto pelo governador José Serra, na semana passada.

Durante a pergunta que lhe foi formulada enquanto Lula fumava a cigarrilha, não havia repórteres-fotográficos na sala.

Isso remete um fato interessante ocorrido em 2003.

Lula assinou a suspensão da lei que proibiu a publicidade para que os carros de Fórmula 1 patrocinados pela Philip Morris pudessem disputar o Grande Prêmio de São Paulo daquele ano.

A lei foi suspensa por uma medida provisória assinada pelo presidente, a pedido da então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

O dirigente mundial da F-1, o britânico Bernie Ecclestone, fez o melhor comentário sobre a medida provisória feita sob medida para a Philip Morris: “This is Brazil“.

Cigarro é a maior causa de morte evitável, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os mortos pelo tabagismo ultrapassam os 200 mil ao ano — só para comparar, as vítimas de homicídio não chegam a 45 mil.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Lula é amigo de um dirigente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entidade usada pela indústria do cigarro para fazer lobby, atividade fartamente documentada nos arquivos americanos.

O governo deu R$ 300 mil a um evento da Abrasel. O TCU (Tribunal de Contas da União) considerou o repasse lesivo aos interesses públicos. Em 2006, Lula marcou presença no congresso de bares e restaurantes. Lá se foram mais “trezentinhos” do nosso dinheiro…

O presidente parece que já fez a sua escolha ao ser colocado diante do dilema que separa a saúde e o lobby do cigarro.

Só uma última informação: o SUS (Sistema Único de Saúde) gasta pelo menos R$ 338,6 milhões por ano somente para tratar os brasileiros que sofrem de doenças causadas pelo cigarro.

Todos esses dados foram obtidos no jornal Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: