Ser empreendedor no Brasil já é uma atitude de coragem, já que para abrir uma empresa são necessários 18 documentos e 152 dias. E para fechar o negócio? Quatro anos em média.
Essas características colocaram o Brasil numa posição incomoda no ranking divulgado pelo Bird (Banco Mundial), que mede a facilidade em fazer negócios no país. Para se ter uma idéia, ficamos abaixo de Uganda e Mongólia!
Na Bélgica, por exemplo, são necessários apenas três documentos e quatro dias para abrir, e menos de um ano para fechar um negócio.
O melhor desempenho foi em relação à comércio exterior onde o processo leva 14 dias e precisa de oito documentos. Mesmo assim, se compararmos com países como o Canadá, onde transação similar leva sete dias, ficamos em situação complicada.
Agora vejam o absurdo que é o tempo gasto anualmente por uma empresa para acertar as contas com o fisco: 2.600 horas, muito à frente do segundo colocado, Camarões, 1.400 horas, e mais ainda dos Emirados Árabes Unidos, onde tudo se resolve em 12 horas.
E o que o governo faz para melhorar isso? Nada. Reformas necessárias estão todas paradas ou andando a passos de tartaruga. É melhor se preocupar em aumentar salário, aumentar verbas de gabinete, recesso e coisas que dizem respeito ao próprio umbigo político do que em fazer uma desburocratização urgente para deixar que os empreendedores apareçam, e mudar o cenário atual, onde muitos desistem antes mesmo de tentar.
Dados da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário